Goiás 360 gera benefícios na gestão de educação, cultura e esporte
Inovação na Educação, Cultura e Esporte
EDUCAÇÃOTECNOLOGIAPOLÍTICAS PÚBLICASINOVAÇÃO
Ralph Rangle
1/1/20172 min ler


A Solução
Diante dos desa os e problemas identi cados, a superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais da SEDUCE-GO, que entre outras atividades atua com tecnologia e inovação, tomou a iniciativa de criar um projeto focado das diretrizes estipulados pelo Governador e Secretária, que apoiaria a ges- tão através da tecnologia para uso em qualquer dispositivo, desktop ou mobile, informações em tempo real foca- das em indicadores de qualidade.
Com isso, nasceu o Goiás 360, arquitetado para prover as informações de dados de forma e caz, rápida, visu- almente agradável e de fácil operação já que haviam servidores públicos na secretaria resistentes ao uso da tec- nologia. Para tanto foram criados 5planos a serem executados:
1 Plano de infraestrutura: focado em implantação do primeiro e único contêiner datacenter da região centro- oeste, revisão da infraestrutura de cabeamento e oferta de dados por internet para suportar o volume de transa- ções de dados;
2 Plano de legado: modificações funcionais e visuais dos sistemas legados para atender aos novos requisitos de excelência e equidade;
3 Plano de governança: criação da plataforma de gestão e governança para tomada de decisão (dashboards, gráficos, indicadores e relacionamento);
4 Plano de transparência: criação de portal de mapas para acesso da população e órgãos de controle;
5 Plano Colabora360: voltado para fomentar a colaboração entre alunos, professores, servidores e gestores, que entre outras soluções foram criadas: Palma da Mão, Colabora360, Ação 360.
‘‘O ganho em produtividade, na otimização dos recursos tem ajudado a rede pública de educação do Estado de Goiás a se manter no topo da educação pública do Brasil. Assim como, tem auxiliado a gestão do Estado na implementação do segundo plano de austeridade, anunciado em janeiro de 2017 pelo Governador Marconi Perillo e pela Secretária para a pasta. "
OS BENEFÍCIOS
Com a aplicação do projeto, a SEDUCE passou gerenciar de forma integrada, e ciente e e caz as mais de 1.151 escolas; 40 subsecretarias Gerencias Regionais ; mais de 35.000 professores; 9 museus; 520.000 alunos; 268 praças ou ginásios esportivos. Passou ainda a contar com dados con áveis e focados em indicadores de qualidade. Em 2016, a rede obteve seu menor índice de evasão em todos os tempos, tanto em número quanto em percentual de alunos evadidos.
O Goiás 360 contemplou as gestões da merenda, conselhos escolares, avaliações de professores, fundo de arte e cultura, pró atleta, pró esporte, festivais de cinema e músicas, repasse de recursos públicos para as escolas e de verbas para obras.
Todos os pontos de esporte, cultura e educação foram mapeados e disponibilizados para os cidadãos e gesto- res. Como também, foram criados passeios virtuais em todos os museus com acesso livre, a qualquer pessoa no mundo, através do portal Mapa Cidadão. No qual, em novembro de 2016, foi finalista e um dos premiados na categoria e-cidadão do prêmio e-Gov.
Recentemente o Estado de Rondônia assinou termo de convenio com o Estado de Goiás para utilizar toda tec- nologia fornecida pela plataforma.
Ralph Rangel é desenvolvedor de software, professor em cursos de MBA. Foi Superintendente na Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Goiás. Foi Secretário Executivo na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município de Goiânia


